As vantagens de um Dia dos Namorados saudável

Fibra Alimentar – A sua importância e como incluir na sua alimentação

Fevereiro 9, 2023

Artigo produzido pela Dra. Renata Migueis para a Activa

As vantagens de um Dia dos Namorados saudável. Desengane-se se pensa que os momentos especiais do Dia dos Namorados devem andar apenas à volta de chocolates, bombons, vinhos, espumantes e refeições calóricas. Não faltam oportunidades saudáveis para comemorar esta data especial, mesmo que envolva comida! Confira abaixo algumas opções para comemorar sem comprometer as metas de um 2023 mais saudável:

Pequeno-almoço na cama

Mesmo que a carreira de chef lhe tenha passado completamente ao lado, felizmente o pequeno-almoço é uma refeição onde todos podem brilhar e usar da criatividade para surpreender. Acredite, não são precisos grandes conhecimentos de cozinha e nem receitas mirabolantes para elaborar um pequeno-almoço nutritivo e vistoso.

Batidos com iogurte natural e fruta, frutas frescas laminadas, torradas, queijo fresco magro, ovos e café servidos em louças bonitas numa bandeja decorada é tudo o que precisa para uma surpresa saudável logo ao acordar. Para caprichar ainda mais, velas e flores são sempre bem-vindas na decoração para um ar mais romântico.

Comida caseira

Se marcar mesa para esta data é algo que não está nos planos, cozinhar em casa pode ser um verdadeiro evento a dois.

  • Opte por pratos leves, em porções menores e que possam ser preparados em casal. São apenas benefícios: mais ágil e prático de confecionar, menos confusão na cozinha, melhor controlo do consumo calórico e mais delicadeza na apresentação, o que condiz perfeitamente com a data.
  • Dentro dos pratos leves, explore preparações fora da rotina habitual. Já que é uma data especial, além do momento a dois, valorize uma refeição diferente, como, por exemplo, ceviche de peixe-branco, guacamole com palitos de legumes, mozzarela fresca com azeite e manjericão servida com mini tostas ou cocktail de camarão, por exemplo.
  • Para as bebidas alcoólicas as regras de ouro são minimizar opções e ter água – com ou sem gás – sempre por perto. Por mais tentador que seja nestas ocasiões harmonizar cada prato com um vinho, abrir um espumante para brindar a data e um digestivo ao fim da refeição, quanto mais reduzidas forem as opções alcoólicas, melhor.

Jantar fora

Se prefere um tradicional jantar romântico, a dica mais importante é não saltar refeições ao longo do dia. Comer normalmente e fazer um pequeno lanche antes de chegar ao restaurante é uma estratégia certeira para evitar exageros nas entradas.

A escolha do restaurante também é um fator importante se procura manter o equilíbrio, mesmo em dia de comemorações. Restaurantes que funcionam no modelo “all you can eat”, como rodízios e festivais, devem ser evitados. Além de serem opções que favorecem os excessos, ninguém quer terminar o Dia dos Namorados maldisposto e com a barriga muito cheia.

Se não tem namorado/a celebre o amor próprio

Além das opções a dois, não faltam motivos para celebrar o mais importante dos amores – o amor-próprio – também de forma saudável no dia 14/02.

Em vez de ficar a ver foto de casais apaixonados nas redes sociais ou de se agarrar a uma sobremesa no sofá a assistir televisão, comemore a própria companhia em grande! Saia com os amigos para dançar, prepare um jantar saudável com os solteiros do grupo, vá ao cinema, leia um livro ou pratique a sua atividade física favorita. Seja o que for, escolha algo para aproveitar, divertir-se e celebrar o amor.

Feliz Dia dos Namorados!

Ver o VÍDEO


Diet Academy

Marcar Consulta

Newsletter!

Inscreva-se já e receba todas as novidades que temos para si.

Success message!
Warning message!
Error message!