Querer perder peso é uma vontade comum de quem está com excesso de peso ou em graus de obesidade, mas o que não fica claro muitas vezes é que, independentemente da via escolhida (cirurgia, medicações, tratamentos estéticos, acompanhamento clínico ou uma combinação de procedimentos), este é um processo que requer dedicação, empenho e mudanças de hábitos.
Não é novidade para ninguém que ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, dormir bem e manter-se hidratado são pilares para uma perda de peso saudável. Mas, provavelmente, só de pensar que a sua vida não permite encaixar todos estes pontos de uma só vez, já deve fazer com que nem pense em começar.

A adesão a uma dieta pode ser complicada quando a rotina é muito agitada, quando se tem dois trabalhos, filhos ou pessoas ao cuidado. Mas o que mais dificulta mais é a idealização de que é preciso esquecer das próprias vidas e viver em regime exclusivo, full-time e 100% para o objetivo de perder peso. Que a mudança de hábitos e de mindset deve acontecer, é um facto. No entanto, é o plano alimentar e a rotina de exercícios que devem encaixar na sua rotina, não o contrário.
É preciso parar, respirar e organizar. Achar um pequeno espaço de 30 min a 2h por semana para receber orientações e para cuidar de si já é um grande passo.
E por falar em iniciar por passos, confira abaixo 5 motivos comuns que são verdadeiras causas para o insucesso na tentativa de reduzir os números da balança:
1 – Bebidas alcoólicas

Quando o objetivo é emagrecer, é preciso haver uma redução no consumo de calorias e um equilíbrio entre os macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) na alimentação de modo a combinar os alimentos para manter a fome controlada ao longo do dia.
O álcool é conhecido por possuir “calorias vazias”. Ou seja, além de somar calorias, não promove a saciedade e não possui nenhum benefício nutricional ou para a saúde.
1 dose de bebida alcoólica (aproximadamente 44mL de bebidas espirituosas, 1 cerveja ou 1 copo de vinho) contém cerca de 14g de álcool. Se cada grama de álcool corresponde a 7kcal, isso significa que, sem contar os outros componentes da bebida, são quase 100kcal por dose de álcool. Veja na imagem abaixo o valor calórico de algumas bebidas:

Acrescentar a bebida alcoólica como parte da rotina, além de adicionar calorias, se não for feito de forma ponderada pode sobrecarregar o fígado, um órgão importantíssimo no processo de metabolização de substâncias, inclusive do álcool.
Para influenciar o ganho de peso, o consumo alcoólico dependerá do tipo de bebida, frequência, volume consumido e, claro, do que mais é consumido ao longo do dia. No entanto, se as bebidas alcoólicas fazem parte da sua rotina, confira algumas dicas para controlar o consumo e cortar algumas calorias extras:
2 – Comer mais depois de treinar

A atividade física é uma parceira importante no emagrecimento porque ajuda o corpo a gastar mais calorias. No entanto, o impacto que este gasto calórico exerce no organismo e a sensação de “dever cumprido” que finalizar um treino promove podem interferir diretamente no consumo alimentar.
Uma prática intensa de atividade física leva à supressão do apetite após o treino, no entanto, pessoas com níveis mais intensos de atividade física habitual podem ajustar melhor a ingestão de energia em resposta às perturbações do equilíbrio energético, ou seja, acabam por comer mais.

Além disso, existe o mecanismo de comportamentos compensatórios, como fazer menos atividade e esforço ao longo do dia ou comer mais ou “pior” porque “já desgastou” no treino.
Para evitar o consumo excessivo de alimentos após o treino, é importante que a sua rotina alimentar esteja organizada e pré-definida. Deixar a escolha dos alimentos para quando está com fome pode ser um problema e potenciar escolhas erradas.
Muitas vezes organizar as refeições e saber definir o que comer, torna-se uma barreira na vida de quem quer perder peso, mas com auxílio para a organização de rotinas tudo é possível.

Na Diet Academy trabalhamos com um método de perda de peso multidisciplinar que envolve profissionais experientes para definir as suas refeições pré e pós treino, além das quantidades que deve consumir de cada alimento para atingir o seu objetivo.
3 – Utilização excessiva de azeite, óleos e outras gorduras

O azeite é um alimento muito saudável e com muitos benefícios nutricionais, principalmente no que diz respeito ao controlo do colesterol. Contudo, não deixa de ser uma gordura.
As gorduras são os macronutrientes mais calóricos de todos: enquanto 1 grama de hidrato de carbono e 1 grama de proteína possui 4 calorias cada, 1 grama de gordura possui 9 calorias.
Dessa forma, o consumo excessivo de gorduras e alimentos gordurosos, como cortes gordos de carne, peixes gordos, frutos secos ou alimentos fritos e com molhos, é um dos fatores que lhe impede de perder peso.
No que toca ao azeite, este deve sempre ser utilizado em quantidades controladas para temperar saladas e legumes e para confecionar as refeições. Evite excessos. A quantidade ideal de consumo precisa estar ajustada à sua dieta individual.
4 – Ansiedade

A ansiedade pode impactar de forma significativa a tentativa de perder peso uma vez que a escolha por alimentos calóricos e quantidades avultadas são comuns por quem sofre desta condição.
Outra questão que pode camuflar o consumo calórico exagerado é uma elevada frequência de alimentação (petiscar de forma constante), mesmo que em pequenas quantidades e sem haver pausas para refeições completas.

Para ajudar a controlar a ansiedade e eventuais episódios de compulsão alimentar, um acompanhamento multidisciplinar é de extrema importância: praticar atividade física de forma regular; ter uma rotina alimentar confortável, com os alimentos certos e que sejam da sua preferência; práticas alternativas, como meditação e ioga, são todas estratégias que ajudam imenso no controlo da ansiedade.
A Diet Academy conta com um programa 360° com todas estas vertentes que facilitam o controlo da ansiedade e a perda de peso.
5- Snacks saudáveis

“Snacks saudáveis”, vulgarmente conhecidos por barras, cereais integrais, frutos secos e outras opções diet, vegan ou sem glúten, também são um motivo frequente que impedem o sucesso do emagrecimento.
Estes snacks apesar de serem tidos como saudáveis no senso comum, muitas vezes são calóricos e possuem ingredientes nem tão saudáveis quanto isso. Portanto, quando consumidos em grande quantidade e com regularidade, colaboram para o aumento de peso.
Apesar de muitas opções serem realmente saudáveis e 100% naturais, como é o caso dos frutos secos, existe a ideia de que não há problema em comer à vontade. Apesar de serem alimentos saudáveis, contam calorias e, se estão presentes em quantidades desmedidas ou associados a uma alimentação desequilibrada, contribuem com o aumento do consumo calórico e, consequentemente, com o ganho de peso ou dificuldade na perda.

Para ajustar e controlar este consumo às suas necessidades é necessário que haja um ajuste nas quantidades e qualidade dos alimentos consumidos ao longo do dia. Este é o ponto de partida principal de um plano alimentar individualizado.
O acompanhamento nutricional permite calcular o seu gasto calórico diário e traçar orientações e estratégias específicas para atingir o seu objetivo, com prescrição de refeições e quantidades de alimentos.
Conheça o programa multidisciplinar da Diet Academy, que conta com profissionais qualificados para ajustar a sua alimentação a medida, preparar planos de treino exclusivos e definir protocolos de tratamentos estéticos de ponta para obter os melhores resultados possíveis!