Mindful Eating: Em que consiste e quais os benefícios?

Fibra Alimentar – A sua importância e como incluir na sua alimentação

Agosto 19, 2021

A alimentação está diretamente relacionada com as nossas emoções e comportamentos. No mundo stressante em que vivemos, muitas vezes a alimentação fica conturbada devido as inúmeras tarefas do dia a dia. 

O mindful eating surge para oferecer uma atenção diferenciada na hora de se alimentar. Este método está associado à atenção plena, composto por um conjunto de práticas desenvolvidas para trazer tranquilidade aos momentos de alimentação.

Muitas vezes o processo de perda de peso acaba por ser conturbado pelo facto das pessoas se sentirem privadas em comer os alimentos que mais gostam, portanto, o mindful eating faz todo o sentido durante essa trajetória. Dessa forma, é possível encontrar o equilíbrio entre a tranquilidade e uma alimentação de qualidade e a perda de peso.

Esta prática visa promover menos ansiedade na hora de comer, o que acaba por ajudar no controlo do peso e no relacionamento com a comida. Vamos conhecer mais sobre como funciona este método e os principais benefícios?

Conceito de Mindful eating

Aqui o objetivo vai para além da alimentação, a ideia é envolver a mente, o corpo e os sentimentos na hora em que estiver a degustar a sua refeição. 

Neste método, o foco é voltar a atenção para a alimentação e atingir a saciedade sem comer demais. Este processo acontece quando o indivíduo compreende melhor os sinais de saciedade que o corpo dá.

A intenção com as práticas é promover o relacionamento positivo com a refeição e com os alimentos que a compõe de forma a dissociar a “culpa” do excesso de peso com o simples ato de comer. Praticar o mindful eating visa facilitar o entendimento de que nenhum alimento isoladamente é capaz de torná-lo mais magro ou gordo e que o mais importante é manter em equilíbrio a qualidade e a quantidade das suas refeições de acordo com as suas necessidades diárias.

Para entender melhor o que o seu corpo precisa, as consultas de nutrição são muito importantes. Muitas vezes o que falta para atingir o tão sonhado objetivo é alguém capacitado para auxiliar na organização e orientação de hábitos e rotinas. Na Diet Academy temos médicos, nutricionistas, personal trainers e fisioterapeutas para desenhar o programa de tratamento perfeito para si, de acordo com as suas necessidades individuais.

Como é o Mindful eating na prática?

A prática resume-se em prestar atenção na textura, sabores e temperos dos alimentos, enquanto direciona toda a atenção para o momento da refeição e para a forma em como come. 

O processo divide-se em 3 etapas: antes, durante e após a refeição. Entenda como fazer:

Antes:

Neste ponto é crucial perceber o seu tipo de fome e diferenciar a fome física da vontade de comer (a chamada “fome emocional”). A fome física é um processo fisiológico causado pela ausência de alimento no estômago, já a vontade de comer está relacionada com o psicológico, desejos, prazeres e sentimentos. 

Dica para diferenciar os tipos de fome:

  • Pergunte a si mesmo: “Estou com fome?”

Caso a resposta para a pergunta seja “sim”, pense se comeria um prato de sopa, uma peça de fruta ou ovos mexidos ou se preferia optar por um doce, um pedaço de queijo, um croquete ou uma pizza, por exemplo. A partir daí já podemos perceber se o estômago está vazio a ponto de querer comer “de verdade” ou se é um desejo momentâneo.

Se realmente for fome, faça uma pausa nas suas atividades e realize uma refeição, assim, garante que não chegará às refeições com muita fome e evitará quantidades exageradas.

Mas, se a resposta for “não”, procure entender o motivo da “vontade de comer”, tente entender as suas emoções e verifique se está incomodado com alguma situação. A vontade pode surgir por memórias olfativas, afetivas ou mesmo por alguma instabilidade de humor pontual.

Nos momentos de ansiedade, consumir um chá calmante, beber água ou mastigar pastilhas elásticas sem açúcar são estratégias para controlar a vontade de comer.

Durante

Após ter diferenciado as suas sensações corporais e ter definido se está com fome de facto, a prática do mindful eating deve ser aplicada ao longo de toda a refeição. Confira algumas dicas que podem ser implementadas:

  • Controle os níveis de stress: evite fazer a refeição em ambientes conturbados e com muita conversa. Isso acaba por interferir na sua atenção para o momento
  • Evite comer com pessoas que tenham hábitos alimentares muito maus ou que consumam grandes quantidades de alimentos. Isso influencia diretamente nas suas escolhas alimentares e quantidades consumidas
  • Caso tenha o hábito de fazer as refeições no trabalho, evite comer na secretária próximo ao computador. Separe um momento para realizar as refeições
  • Elimine o uso de aparelhos eletrónicos – televisão, tablets, computadores e telemóveis – enquanto estiver a comer. É impressionante a quantidade de comida que se come a mais apenas por não estar mentalmente presente no momento da refeição
  • Perceba os alimentos que compõem a sua refeição, note todas as texturas, sabores e sensações que este alimento oferece
  • Mastigue muito bem antes de engolir, não há necessidade de contar as mastigações, mas é preciso alcançar uma textura pastosa
  • Durante a refeição, pouse os talheres e faça pequenas pausas para ter tempo de mastigar e fazer com que o seu corpo perceba, gradualmente, os sinais de saciedade. Permanecer o tempo todo a segurar o garfo e a faca, pode acelerar o tempo das refeições e implicar num consumo de maior volume de alimentos
  • Caso tenha necessidade de se concentrar mais, utilize a técnica de fechar os olhos para sentir com maior intensidade as texturas e aproveitar melhor o momento
  • Não tenha pressa para realizar as suas refeições

Após

Após finalizar a refeição, pode usar algumas técnicas para encerrar o ciclo:

  • Termine a refeição e levante-se da mesa
  • Mantenha o ambiente onde são realizadas as refeições organizado e a loiça lavada
  • Caso tenha sido uma refeição exagerada em quantidade ou uma opção considerada “menos saudável” (como fritos, fast-foods ou pizza, por exemplo), não alimente o sentimento de culpa. Ao invés disso, retome para a alimentação equilibrada na refeição a seguir. Não esqueça, uma refeição não estraga todo o processo!

Benefícios do Mindful eating

Ter consciência sobre a sua alimentação é um processo fundamental e o mindful eating pode auxiliar. Entenda os principais benefícios:

  • Diminui a tensão entre os alimentos e as emoções
  • Reduz a compulsão alimentar
  • Aumenta a sensação de saciedade
  • Promove controlo do peso, porque diminui as quantidades ingeridas
  • Aumenta a qualidade de vida
  • Melhora a digestão

Ver o VÍDEO

Na Diet Academy temos todas as ferramentas para facilitar o processo de perda de peso e o controlo alimentar, para que consiga atingir o equilíbrio.

Os nossos programas 360° contêm acompanhamento nutricional personalizado associado com estratégias que reduzem a ansiedade, como ioga e mindfulness. Por aqui não existem desculpas, apenas soluções!


Diet Academy

Marcar Consulta

Newsletter!

Inscreva-se já e receba todas as novidades que temos para si.

Success message!
Warning message!
Error message!