Jejum intermitente: O que é e quais os seus benefícios?

Fibra Alimentar – A sua importância e como incluir na sua alimentação

Junho 10, 2021

É mais do que sabido que o stress, o nervosismo e a ansiedade vividos pela maior parte das pessoas leva a uma falta de disposição e cansaço tremendos que resultam em escolhas nada saudáveis e em pouco tempo para cuidar da saúde e do bem-estar.

Alternativas rápidas e práticas, como comer fora, optar por alimentos e refeições industrializadas ou fast-food, são realidades para qualquer um dos mortais com a rotina mais agitada. Para acompanhar, os exercícios físicos ficam lado e abre-se espaço para o consumo de chocolates e doces para “aliviar o stress”. Entretanto, também não é novidade que comer bem, praticar atividade física e prezar pela saúde mental pode melhorar exponencialmente a qualidade de vida e diminuir o risco de desenvolver doenças crónicas não transmissíveis, como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.

Surge assim, quase que como magia, o Jejum Intermitente que se popularizou justamente por prometer a solução de – quase – todos os problemas descritos acima relacionados com o quotidiano acelerado do século XXI. Mas quais são as justificativas, benefícios e quem se beneficia do jejum intermitente?

Descubra abaixo toda a verdade sobre o jejum intermitente com a Diet Academy!

O que é o Jejum Intermitente?

O jejum intermitente (JI), também conhecido por time restricted eating/TRE ou time restricted fasting (TRF) ficou popular porque alguns estudos recentes, a incluir uma meta análise de 2019, evidenciaram que esta estratégia alimentar melhora o controlo glicémico e a resistência à insulina com redução de peso e, consequentemente, do Índice de Massa Corporal (IMC), além de exercer uma influência positiva na regulação dos níveis de duas citocinas importantes nos processos de perda de gordura e sensações de fome e saciedade: a leptina e a adiponectina.

Entretanto, apesar das expectativas promissoras para esta estratégia alimentar, as evidências científicas, principalmente para pessoas que já têm problemas de saúde associados, ainda são discutíveis. Portanto, ainda falta muito para esta ser coroada como a “melhor dieta” ou considerada a solução para todos os casos.

O JI é, de facto, uma alternativa interessante para pessoas que habitualmente já passam muitas horas sem comer e que não chegam a hora da primeira refeição com a fome descontrolada. Mas, se você é o tipo de pessoa que não come ao longo do dia, tem “ataques de fome” a partir da tarde até à noite e fica com vontade de comer tudo o que existe no frigorífico e mais alguma coisa, ALTO! Talvez esta não seja a melhor opção.

Como funciona o Jejum Intermitente?

Existem diversas formas de praticar o JI, entretanto a característica comum a todas as estratégias é a existência de “janelas de alimentação” alternadas com períodos de jejum sempre superiores a 12 horas, o que se estende para além do período do sono.

As janelas temporais de alimentação podem ou não estar acompanhadas da restrição de certos alimentos e o JI pode ou não ser praticado todos os dias, a depender da forma escolhida para este regime.

Conheça abaixo alguns dos métodos mais utilizados para o Jejum Intermitente, mas lembre-se: toda restrição calórica deve ser orientada por um profissional capacitado.

  • 16:8 = jejum por 16h e período de alimentação de 8h
  • 18:6 = jejum por 18h e período de alimentação de 6h
  • 20:4 = jejum por 20h e período de alimentação de 4h
  • OMAD (one meal a day) = fazer apenas 1 refeição ao dia (jejum de 18 a 23h/dia)
  • 5:2 = 5 dias de alimentação equilibrada e 2 dias de restrição calórica para aproximadamente 1/4 das necessidades energéticas estabelecidos pelo nutricionista
  • JI alternativo = dias alternados de alimentação e dias de jejum. Nas 24 horas do dia de alimentação deve-se priorizar refeições equilibradas e nas próximas 24 horas deve ser feito o jejum que acontece entre 1-2 vezes por semana, mas deve ter sempre orientação profissional

O que pode e não pode ser consumido durante o jejum?

Durante o período de jejum, apenas bebidas sem calorias e sem açúcar, como café preto, chá e água são permitidas. No entanto, na janela dos alimentos é sempre interessante que a comida seja saudável e sem exageros.

No caso do jejum, especialmente da perda de peso, é necessário que o corpo esteja num estado de défice calórico, ou seja, o corpo deve gastar mais do que consome. Se o praticante consumir na janela de alimentos uma quantidade excessiva, o corpo não entra no estado de jejum.

Alimentos que devem ser priorizados nas refeições:

  • Fruta fresca
  • Legumes cozidos ou assados
  • Saladas cruas
  • Cereais e grãos integrais

Quem não deve praticar o Jejum Intermitente?

A prática desta dieta não tem restrições em adultos saudáveis, no entanto existem algumas condições em que o jejum deve ser evitado, tais como:

  • Diabetes e outras doenças metabólicas
  • Hipertensão
  • Cancro
  • Distúrbios alimentares
  • Crianças
  • Mulheres grávidas e a amamentar
  • Idosos com mais de 60 anos

Como a Diet Academy pode lhe ajudar?

A nossa prioridade é o seu bem-estar, e sabemos que muitas vezes não é possível organizar a sua rotina para ter um estilo de vida saudável, mas estamos aqui para ajudá-lo!

Dispomos de um programa 360º que engloba estratégias de perda de peso equilibradas e totalmente personalizadas para si e para o seu estilo de vida, e uma delas é o Jejum Intermitente.

Você vai desfrutar de refeições saudáveis planeadas pelo seu nutricionista, sua dieta será feita de acordo com as suas preferências e será capaz de comer alimentos que promoverão a perda de peso de uma forma saborosa, prática e equilibrada.

Sabemos que ter um estilo de vida saudável não se trata apenas de seguir um plano alimentar, uma vez que fatores externos como o sedentarismo e a motivação interferem diretamente, pelo que nos nossos programas terá apoio nutricional de médicos e nutricionistas especialistas em perda de peso, bem como motivação e apoio emocional.

Se a sua dificuldade é tornar-se uma pessoa ativa, nós também cuidamos disso para si.
O acompanhamento físico engloba diferentes categorias de exercícios que vão se adaptar à sua rotina e às suas preferências. Com nosso tratamento você vai conseguir ter resultados duradouros. Outras vantagens de aderir ao método 360º:

  • Garantia de perda de peso e redução de medidas
  • Consultas periódicas de acompanhamento nutricional
  • Acompanhamento e apoio motivacional
  • Atividade física adaptada e personalizadas
  • Tecnologias de ponta na área da estética e bem-estar
  • Refeições personalizadas entregues na sua casa ou escritório

Ver o VÍDEO

Para nós não existem desculpas, mas sim soluções! Marque a sua 1ª consulta/avaliação.


Diet Academy

Marcar Consulta

Newsletter!

Inscreva-se já e receba todas as novidades que temos para si.

Success message!
Warning message!
Error message!