O chamado efeito ioiô é o processo constante de perda e ganho de peso num curto espaço de tempo que está relacionado com a incapacidade de estabilização de peso e que pode levar a diversas consequências físicas e psicológicas para quem sofre deste efeito.
É importante lembrar que a perda de peso é um processo complexo e multifatorial que envolve hábitos de vida saudáveis, como acesso e orientação sobre alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, além do controlo e tratamento de problemas de saúde e consumo de medicações prévios que possam interferir no equilíbrio e manutenção do peso.

No entanto, quando as pessoas procuram soluções para a perda de peso, frequentemente existe uma pressa associada ao receio de que, após uma dieta, o peso perdido seja recuperado. Mas, apesar de ser uma preocupação frequente, existe solução para o efeito ioiô!
Na Diet Academy, trabalhamos todos os dias para que os nossos clientes tenham um acompanhamento exemplar que resulte numa perda de peso saudável e duradoura. Se está curioso para saber porque o efeito ioiô acontece e quais são as formas de o controlar, confira o artigo na íntegra.
Por que acontece a recuperação de peso?
Na prática, e na maior parte dos casos, a recuperação de peso acontece porque o acompanhamento profissional não existe ou o formato de acompanhamento é ineficaz para aquela pessoa em particular. A explicação para isso é muito simples: quando uma restrição alimentar é estabelecida, seja por um nutricionista ou por conta própria, é definido um corte no consumo regular de calorias que leva à perda de peso e, consequentemente, a uma redução natural da taxa metabólica basal (TMB), já que a massa corporal diminui e que o organismo fica mais sensível a hormonas e neurotransmissores que regulam mecanismos de como a energia é utilizada e gasta.

Essa reação, conhecida como termogênese adaptativa, é perfeitamente normal e, a partir do momento em que o consumo de calorias diárias passa a ser suficiente para suprir o gasto calórico, a TMB fica novamente estável.
Porém, esta alteração abrupta de mecanismos desencadeia reações, como maior sensação de fome para compensar a redução do consumo calórico, por exemplo. Portanto, se a rotina alimentar não for bem definida com alimentos e estratégias que promovam a saciedade e regulem a fome e se não contar com as devidas orientações, facilmente uma pessoa acaba por sair do défice calórico e ganha peso por consumir mais calorias do que o corpo precisa.
É precisamente por estas questões que o acompanhamento nutricional eficaz é tão importante. No entanto, claro que isso não significa que uma pessoa seja dependente do nutricionista para toda a vida. Quando um processo de reeducação alimentar é concluído com sucesso significa que quem estava à procura de perder de peso, de facto estabeleceu mudanças de estilo de vida e que os profissionais responsáveis conseguiram transmitir o conhecimento necessário sobre a importância de cada uma destas mudanças para a pessoa em questão.
Na Diet Academy contamos com nutricionistas especializados em emagrecimento para lhe auxiliar, não só com planos alimentares personalizados, mas também durante todo o processo que envolve cada uma das etapas da perda de peso, juntamente com uma equipa multidisciplinar de excelência.
4 grandes motivos que facilitam o efeito ioiô

1. Alteração hormonal em relação à saciedade
Quando ocorre uma perda significativa de peso, hormonas que sinalizam a saciedade, como peptídeo YY, leptina, insulina e colecistocinina ficam reduzidos, enquanto outras substâncias que estimulam a fome, como poliptídeo pancreático e grelina ficam aumentados. Esta alteração hormonal, quando não tida em consideração durante o processo de perda de peso, favorece o ganho de peso após uma restrição calórica desmedida.
2. Alterações do seu apetite
O aumento do apetite após uma dieta de restrição alimentar pode desencadear todas as alterações fisiológicas descritas acima. No entanto, o processo de restrição alimentar também ativa mecanismos psicológicos de recompensas, principalmente quando são dietas demasiado extremas e/ou de longa duração. Estas recompensas pontuais, quando exageradas, também levam ao ganho de peso.
3. Composição do plano alimentar

Todos os macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) são essenciais à vida e ao bom funcionamento do organismo. Estes desempenham funções particulares, diferentes e importantes e, num plano adequado de perda de peso, todos estes componentes podem ser reduzidos e adaptados ao consumo ideal, mas nunca ao ponto de levar o corpo ao extremo com a isenção no consumo dos mesmos. Além de prejuízos fisiológicos e de saúde, os planos alimentares muito restritos, assim como dietas monótonas e desequilibradas nutricionalmente, tendem a favorecer a retoma de peso.
Nos casos de restrições severas, mesmo a retoma de uma alimentação considerada adequada e saudável, pode causar o ganho de peso e favorecer o medo da alimentação e o desenvolvimento de transtornos e compulsões alimentares.
É preciso esclarecer que nenhum alimento isolado tem a capacidade de promover ou inibir o ganho de peso. O que deve ser feito são estratégias específicas e planos alimentares sob medida, adequados às características individuais, circunstâncias, contextos, hábitos, rotinas e preferências de quem está a ser acompanhado.
A Diet Academy possui um método 360º com a presença de um corpo clínico de excelência com médicos, nutricionistas, psicólogos, personal trainers, esteticistas e fisioterapeutas qualificados e capazes de desenvolver planos de tratamento adequados e personalizados para si e para as suas necessidades.
4. Falta de gasto calórico

A perda de peso acontece através do défice calórico, ou seja, consumir menos calorias do que o corpo gasta. No entanto, como falado anteriormente, o próprio processo de perda de peso reduz a taxa metabólica basal por consequência de uma diminuição de massa corporal. Portanto, durante o emagrecimento, é fundamental que o gasto calórico seja estimulado. A inclusão da atividade física é uma forma eficaz de otimizar este gasto, além de favorecer o ganho de força, resistência e todos os benefícios físicos e psicológicos associados ao exercício. Mexer-se mais é um pilar básico para não facilitar o ganho de peso e, depois, para manter o peso saudável conquistado.
7 dicas para evitar o efeito ioiô

Se quer dar uma volta à sua vida e encontrar o seu eu ideal, a Diet Academy dispõe de serviços 100% personalizados feitos à sua medida para que obtenha resultados eficazes e duradouros. Conte com a nossa equipa para um acompanhamento nutricional e entrega de refeições individualizados, treinos particulares, sessões de apoio motivacional com psicólogo e tratamentos de estética com tecnologias de ponta!
Conheça já a clínica que vai mudar a sua vida!