Bebidas vegetais: quais as diferenças e como escolher?

Fibra Alimentar – A sua importância e como incluir na sua alimentação

Janeiro 28, 2022

As bebidas vegetais têm conquistado mais espaço nos mercados e substituído o leite na rotina e no preparo de refeições de muitas pessoas.

Apesar de terem aspetos semelhantes, as diferenças na composição nutricional em comparação com os leites e, até mesmo entre os próprios tipos de bebidas vegetais, passam frequentemente despercebidas e podem ter um grande impacto no consumo de nutrientes e nos seus objetivos se forem consumidas como se fossem leite.

Sobre a nomenclatura, “bebida vegetal” é o termo correto a ser utilizado quando fazemos referência a bebidas que têm origem vegetal. Utilizar o termo “leite” não é certo porque o leite é de origem animal, como o leite humano, de vaca, de cabra, de ovelha etc.

No artigo de hoje vamos falar sobre as características dos diversos tipos de bebidas vegetais e desmistificar algumas questões sobre este consumo. Siga a leitura!

Tipos de bebidas vegetais

Sem dúvidas que presença das bebidas vegetais nas grandes superfícies foi um grande avanço na inclusão de alternativas para populações específicas, como vegetarianos, veganos, pessoas com alergia a proteína do leite de vaca (APLV) ou intolerância à lactose.

No entanto, nem todas as bebidas vegetais são iguais. Esta variação acontece porque as bebidas vegetais têm origem em diferentes tipos de alimentos. Confira alguns exemplos:

  • bebidas vegetais à base de leguminosas, como as bebidas de soja;
  • bebidas vegetais à base de oleaginosas e frutos gordos, como as bebidas de amêndoa, caju, noz ou coco;
  • bebidas vegetais à base de cereais, como as bebidas de aveia e de arroz.

Como a origem das bebidas varia, isso interfere diretamente no sabor e na composição nutricional. Por exemplo, bebidas que possuem origem em alimentos fonte de hidratos de carbono, como os cereais, consequentemente têm na composição um valor maior deste nutriente e também de açúcares simples. Bebidas que têm origem em oleaginosas e frutos gordos possuem mais gordura na composição, enquanto as bebidas de soja, por serem de uma leguminosa, contêm maior quantidade de proteína.

Essas diferenças na composição nutricional também impactam diretamente as calorias de cada uma das bebidas. Confira:

Trocar o leite por bebida vegetal emagrece?

Depende. Se esta troca impactar num menor consumo calórico diário, sim, caso contrário, não.

Observe que, em termos calóricos, as bebidas de/com aveia ou arroz contêm praticamente as mesmas calorias, até um pouco mais, do que o leite meio gordo de vaca. Portanto, uma troca direta em quantidade, para efeitos de emagrecimento, não irá resultar.

Os motivos, válidos, pelos quais certos planos de emagrecimento e dietas optam pela troca do leite de vaca por bebidas vegetais podem ser os seguintes:

  • Se o paciente tem alguma restrição pessoal ou clínica para o consumo de leite de vaca, como padrões alimentares vegetarianos ou veganos, alergias ou intolerância alimentar;
  • Se o paciente sofre com algum tipo de desconforto (distensão abdominal, gases, diarreia ou dores de cabeça, por exemplo) com o consumo de leite, seja simples ou em preparações, como purés, etc.;
  • Se o plano de emagrecimento pretende, com a restrição do leite de vaca, reduzir o consumo calórico e optar por opções menos calóricas, como as bebidas sem açúcar de amêndoa, por exemplo.

Apesar destes serem os principais motivos para restringir o leite da rotina alimentar, é facto que existe uma grande diferença de opiniões entre alguns profissionais sobre os efeitos humanos no consumo de leite, como alegações de que o leite é um alimento inflamatório ou que o seu consumo conduz à doenças autoimunes, por exemplo. Entretanto, o que a ciência diz até a data, é que não existe nenhum consenso científico que confirme qualquer malefício no consumo de leite.

Portanto, se quer perder peso, existem variadas opções para a sua rotina alimentar: com ou sem leite, com ou sem bebidas vegetais. Na Diet Academy temos nutricionistas prontos para atender a todas as suas necessidades e para ajudá-lo a atingir os seus objetivos sem deixar de ter uma alimentação saborosa e prazerosa.

Como escolher as bebidas vegetais?

Tudo se resume ao seu objetivo e aos nutrientes que precisa na sua rotina. Além disso, é importante ter em consideração os ingredientes e a origem da mesma. Observar se há adição de açúcar ou óleo vegetal é fundamental para uma boa escolha, uma vez que a presença destes ingredientes deve ser evitada.

Lembramos que uma alimentação saudável é composta por equilíbrio em quantidade e qualidade de alimentos. No programa 360º da Diet Academy, conte com um acompanhamento individualizado que inclui o planeamento e confeção de refeições frescas e saudáveis adaptados às suas necessidades. Venha conhecer!

Ver o VÍDEO


Diet Academy

Marcar Consulta

Newsletter!

Inscreva-se já e receba todas as novidades que temos para si.

Success message!
Warning message!
Error message!