Uma das queixas mais frequentes em consultório é o inchaço abdominal que aumenta ao longo do dia. Embora seja desejo unânime manter durante todo o dia a aparência e o conforto da barriga ao acordar, o inchaço é um sintoma comum e que surge devido a alguns fatores, mas principalmente pela produção de gases intestinais, ainda mais agravada em pessoas com problemas digestivos ou trânsito intestinal irregular.
Contudo, a distensão abdominal também pode ser motivada por outras razões, como o período menstrual, a má digestão – que pode ser causada por comer demasiado rápido e mastigar mal os alimentos – ou até mesmo por alergias e intolerâncias alimentares, além de infeções intestinais.
Veja as principais causas da barriga inchada, os problemas mais comuns encontrados nos consultórios Diet Academy e algumas formas de diminuir este desconforto.
Porquê que a barriga fica inchada?

Antes de abordamos as causas da barriga inchada, é importante esclarecer que este fenómeno pode estar associado ao enfartamento, que é um desconforto causado pela sensação de estômago muito cheio, diferente do estado de saciedade, que ainda é uma sensação confortável.
O enfartamento, por sua vez, pode ser acompanhado de um aumento de circunferência de cintura e estar ou não acompanhado de dor, por isso, é importante identificar as possíveis causas do enfartamento e/ou da barriga inchada para despistar qualquer questão mais complexa do que um simples inchaço ao longo do dia.
Confira abaixo algumas causas que podem provocar a distensão abdominal:
Consumo de alimentos flatulentos

Os alimentos podem interferir diretamente no inchaço da barriga, já que durante o processo digestivo muitos deles favorecem a formação de gases. Conheça os alimentos flatulentos que podem interferir de forma negativa no inchaço da barriga:

Mas atenção: os alimentos não devem ser excluídos da alimentação sem acompanhamento clínico. O ideal é perceber junto de um profissional experiente como o seu organismo responde a estes tipos de alimentos e, em consulta, ajustar a alimentação para minimizar o desconforto, mas sem prejudicar o consumo de nutrientes.
Na Diet Academy, além de encontrar profissionais para atingir o seu peso ideal, também terá apoio para tratar de outras questões associadas à sua alimentação, como a distensão abdominal.
Intestino preguiçoso

O intestino preguiçoso pode estar associado a diversos fatores, como consumo insuficiente de fibras, ingestão inadequada de água e sedentarismo.
Apesar de ser frequentemente associado à faixa etária, o bom funcionamento dos intestinos está, na realidade, muito mais associado com o estilo de vida. Para manter um bom funcionamento do trânsito intestinal é fundamental beber bastante água e consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, grãos e cereais integrais.
A obstipação contribui muito para o aumento do inchaço abdominal. Devido à dificuldade em evacuar, há um aumento de fermentação e maior produção de gases e toxinas que também pioram a saúde intestinal.
Intolerâncias alimentares

A distensão abdominal também é uma das preocupações por quem sofre com intolerâncias alimentares. Este sintoma surge devido a alguma dificuldade em digerir determinados alimentos que desencadeiam sinais comuns, como produção excessiva de gases, inchaço, náuseas, diarreia e/ou obstipação.
Alguns exemplos que podem provocar desconforto abdominal são a intolerância à lactose, que é a dificuldade em digerir esse açúcar presente em leite e derivados – e a sensibilidade ao glúten, que é a dificuldade em digerir essa proteína presente no trigo, centeio e cevada e nos seus subprodutos.

As intolerâncias, diferentemente das alergias alimentares, são quantitativas, ou seja, são dose-dependentes. Muitas vezes, os sintomas só aparecem quando são consumidas grandes quantidades dos alimentos ou em dias consecutivos, por exemplo, além de existir também as chamadas intolerâncias transitórias que podem surgir somente durante um determinado período da vida.
Em ambos os casos, se tratados adequadamente, a qualidade de vida é significativamente melhorada e a manifestação de reações minimizada.
Ciclo menstrual

Em certos momentos do ciclo menstrual é comum que as mulheres sintam inchaço na região do ventre, onde fica localizado o útero.
É um processo natural e desaparece quando a menstruação chega ao fim, mas controlar o consumo de alimentos flatulentos nesta fase pode ser uma mais-valia para não agravar ainda mais a aparência inchada e o incómodo na barriga.
Aumentar a ingestão de líquidos, como água e chás pode ajudar a controlar o inchaço durante este período.
Dispepsia

A dispepsia é um estado em que a pessoa apresenta sinais e sintomas relacionados com má digestão, como dor na parte superior do abdómen, inchaço abdominal, arrotos, náuseas e sensação de mal-estar constante.
Estas sensações podem estar relacionadas com uma série de fatores, como maus hábitos alimentares, infeções trato gastrointestinal, como pela bactéria H. pylori no estômago, por exemplo, ou até mesmo por alterações emocionais, como stress e ansiedade.
Tratar a dispepsia pode variar de acordo com a causa diagnosticada pelo médico e pode incluir desde alterações na alimentação ao uso de medicamentos para aliviar os sintomas. No entanto, a recomendação é melhorar os hábitos de vida, como evitar o tabaco, bebidas alcoólicas e o consumo de alimentos gordurosos e temperados, além de combater o stress e a ansiedade através de atividades, como meditação e ioga, por exemplo, acompanha todas as formas de tratamento para a dispepsia.
Excesso de peso
Diferentemente das causas citadas anteriormente, o excesso de peso não está associado ao mesmo tipo de inchaço.
Estar acima do peso provoca a dilatação da região abdominal por um acúmulo de gordura, frequentemente associado ao aumento da gordura visceral que é um tipo de gordura que está aderido aos órgãos, como fígado e intestinos e que favorece a projeção do abdómen para a frente.
Quando as causas de inchaço faladas acima estão associadas ao excesso de peso, a proeminência da barriga pode ser ainda maior, o que causa um desconforto, também, estético.

Se está acima do peso e sente que o inchaço está a influenciar fisicamente e esteticamente, pondere rever os seus hábitos e a forma como se alimenta.
A Diet Academy está disponível para apoiar durante todo este processo com um programa 360° prescrito especialmente de acordo com as suas necessidades.
Aqui, além de fazer um controlo adequado da sua alimentação de forma personalizada, incluirá na rotina atividades, como treino personalizados e ioga para melhorar o condicionamento físico e ajudar no controlo da ansiedade.
Conheça já a Diet Academy!