Ser uma pessoa saudável engloba inúmeros fatores que fazem aumentar a longevidade e a qualidade de vida, como a prática de atividade física, ter um sono de qualidade e controlar os níveis de stress, que são hábitos extremamente importantes. No entanto, o fator chave desta alteração de estilo de vida passa pela alteração dos hábitos alimentares.
Pesquisas comprovam que atualmente o consumo de frutas, legumes e vegetais tem diminuído enquanto, paralelamente, o consumo de industrializados e alimentos de alta densidade calórica tem aumentado. Este padrão alimentar desequilibrado está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas como obesidade, tensão alta, diabetes e outras doenças metabólicas.

Porém, antes mesmo de existir uma doença diagnosticada, a alimentação desequilibrada traz mais efeitos negativos do que se pode imaginar. Neste contexto, alguns sintomas, como baixa disposição, fadiga, falta de ânimo para realizar tarefas rotineiras, distúrbios do sono e desejo de comer doces, por exemplo, são comuns.
Para iniciar uma mudança de estilo de vida rumo à uma vida saudável é imprescindível começar por alterar os maus hábitos alimentares, incluir mudanças de comportamento e implementar novas combinações de alimentos que não precisam ser nada desagradáveis e, muito pelo contrário, podem ser deliciosas! Por isso, preparamos uma lista com 5 trocas inteligentes para trazer mais equilíbrio ao seu dia a dia. Confira!
1. Industrializados por comida de verdade

Para grande parte das pessoas é mais fácil comprar algo rápido no supermercado, mandar vir refeições de fora ou comer em restaurantes do que ter acesso a opções saudáveis, como preparar as próprias refeições ou optar por alimentos frescos
Uma rotina repleta de alimentos processados e sem o menor controlo pela parte de quem os consome nem como são preparados, por exemplo, como é o caso das refeições feitas fora de casa, acabam por potenciar o ganho de peso e, consequentemente, a inflamação corporal que pode ser o início para o desenvolvimento de doenças crónicas.
Por isso, desembale menos e descasque mais! Apesar da rotina apressada, hoje em dia existem muitas alternativas saudáveis para agilizar o preparo de alimentos, como legumes congelados ou pré-preparados, sopas frescas sem conservantes ou saladas prontas para o consumo.

Na Diet Academy temos um serviço exclusivo de entrega de refeições para os nossos clientes que é oferecido na primeira fase de acompanhamento, mas pode ser adquirido sempre que necessário. Nossas refeições não contêm glúten nem lactose, são preparadas com ingredientes frescos e embaladas a vácuo para a conservação ideal sem comprometimento de sabor e textura.
2. Refrigerantes e sumos por água com gás
Os refrigerantes e os sumos, sejam industrializados ou naturais, contam com grandes quantidades de açúcares adicionados ou naturalmente presentes, o que favorece o aumento do consumo calórico diário.
Apesar do sumo natural ser uma alternativa mais saudável do que o refrigerante ou sumo industrializado, como é lógico, este facto não isenta esta bebida de contribuir com calorias extras que podem ser facilmente dispensadas, já que o aumento contínuo no consumo de calorias diárias leva ao ganho de peso e também ao aumento da celulite.

Trocar os refrigerantes e sumos por água com gás simples ou com uma fatia de limão, lima ou laranja, por exemplo, é uma excelente troca. Desta forma, o seu consumo de açúcar em bebidas passa de 32g de açúcar num sumo de laranja* ou 35g de açúcar num refrigerante*, o que equivale a 7 pacotes de açúcar** para 0g e não soma calorias extras à sua rotina alimentar. Por isso, recomenda-se vivamente a pessoas que estão no percurso de redução de peso fazer esta substituição pela água com gás.
* Valores apresentados para 330mL
** 7 pacotes de 5g cada
3. Alimentos fritos por alimentos preparados com menos gordura

Os óleos vegetais e as gorduras animais, como óleo de cozinha, azeite, manteiga, margarina e banha de porco por exemplo, acabam por ser alimentos com alta densidade calórica, além de serem compostos por gorduras que muitas vezes não devem ser consumidas em grande quantidade.
Optar por assar ou grelhar os alimentos que seriam fritos e reduzir pela metade a quantidade de gordura utilizada no modo de preparo dos alimentos são trocas saudáveis e altamente recomendadas para eliminar o consumo extra de calorias.
4. Iogurtes gordos ou com açúcar por iogurtes 0%

O açúcar e a gordura possuem funções na indústria alimentar que vão além do sabor. A presença ou ausência destes ingredientes nos alimentos influencia a textura e a consistência dos mesmos, portanto remover um ou outro da lista de ingredientes normalmente faz com que os alimentos sejam compensados com o ingrediente que não foi removido, o que resulta em calorias a mais e quantidades exageradas de açúcar ou gordura, apesar de serem 0% numa das opções.
Para contornar estas questões, foram desenvolvidas alternativas 00% (magros – sem gordura – e sem açúcares adicionados) para pessoas que precisam reduzir o consumo calórico diário ou que devem controlar o consumo de açúcares. Apesar destes iogurtes terem alguns aditivos alimentares para garantir o sabor e a textura, são uma alternativa menos calórica e ótima para auxiliar quem está no processo de perda de peso.
5. Barra de cereais por mix de frutos oleaginosos

As barras de cereais podem passar uma impressão de opção saudável para o lanche, mas a realidade na maioria dos casos é outra. Grande parte das barras de cereais contêm elevado teor calórico, muita gordura, muito sal e muito açúcar. Portanto, a não ser que a escolha seja muito criteriosa, as barras de cereais são um snack que deve ser evitado.
Uma escolha inteligente para quem procura uma alimentação mais saudável é substituir estas barras por um mix de amêndoas, nozes e sementes. As sementes, como as de abóbora, linhaça, chia e sésamo possuem alto teor em ômega-3, que é uma gordura anti-inflamatória e os frutos oleaginosos possuem substâncias fitoquímicas chamadas ácidos fenólicos e flavonoides que exercem atividade anti-inflamatória no corpo e auxiliam na prevenção de algumas condições graves de saúde, como doenças cardíacas e cancro. Além disso, estes alimentos contribuem com o consumo de proteínas e fibras na alimentação

Entretanto, os frutos oleaginosos não devem ser consumidos à discrição, já que são calóricos por serem fontes de gordura, mesmo que sejam gorduras saudáveis. Se está a pensar em perder peso, o melhor a fazer é saber numa consulta de nutrição individualizada quais as quantidades destes alimentos são recomendadas para o seu caso.
Método 360º

A Diet Academy possui um programa 360º que permite fazê-lo ir mais longe com programas de emagrecimento totalmente adaptados. Com as refeições planeadas e fornecidas pela clínica, todas as quantidades são preparadas conforme a sua necessidade e de acordo com a sua preferência, permitindo ingerir os alimentos certos para uma resposta mais rápida para o seu objetivo.
Este método inovador e pioneiro em Portugal irá permitir a criação de bons hábitos e alteração de rotinas, fundamentais para os processos tão desejados de emagrecimento e tonificação muscular.
Na Diet Academy contará com programas de emagrecimento, planos alimentares e apoio nutricional e comportamental por especialistas, além de acompanhamento médico, treinos personalizados e tratamentos estéticos. Esta combinação altamente eficaz permite uma vida muito mais ativa e resultados duradouros.

As suas vantagens do método 360º são muitas como:
Para nós não existem desculpas, mas sim soluções! Marque a sua 1ª consulta/avaliação.